O ano de 2022 apresentou novos desafios para muitas pessoas – e também para nós, como empresa. No entanto, o nosso objetivo principal mantém-se: oferecer-te, como consumidor, uma boa relação qualidade-preço. Devido ao aumento do volume das matérias-primas e dos melhores preços de compra associados, além de medidas internas de otimização de custos, os preços na KoRo em 2022 aumentaram apenas 2%, em média. Estamos satisfeit@s por te termos conseguido salvaguardar do acentuado aumento de preços durante tanto tempo. Por comparação, a inflação dos produtos alimentares na Alemanha rondou os 20% em 2022.
Porém, atualmente registamos aumentos crescentes dos preços de compra dos noss@s fornecedores e aumentos de preços da concorrência. Além disso, os nossos custos com energia e logística também subiram significativamente. Portanto, infelizmente, somos forçad@s a ajustar os preços de alguns produtos a partir do final desta semana (16.02.2023). Em média, iremos ter que aumentar os nossos preços cerca de 3.7% para continuar a te oferecer os melhores produtos. E passamos a explicar-te porque motivo nem todos os preços serão ajustados uniformemente:
Como determinamos os nossos preços?
Os nossos preços de venda são calculados a partir de uma combinação de vários fatores, como o preço de compra e a concorrência. Se ainda não leste o nosso artigo acerca do cálculo dos preços, podes lê-lo aqui.
Fatores decisivos para a fixação de preços atual são o aumento dos preços de compra dos noss@s fornecedores e também o aumento dos preços da nossa concorrência. Mas agora há outro fator que tem um efeito indireto nos preços de custo, a concorrência e a situação financeira da empresa: a inflação. A inflação não pode ser tida em conta nos preços tão facilmente quanto os outros fatores. É por este motivo que precisamos de fazer um aumento geral dos preços.
De que forma é feito um aumento geral dos preços?
Por que não simplesmente aumentar todos os preços x%? Infelizmente, não é assim tão simples, pois, se assim fosse, muitos dos nossos produtos deixariam de ser competitivos. Portanto, preferimos ir por outro caminho e aumentar a nossa margem mínima. Esta estratégia tem uma vantagem: produtos que já são bastante baratos têm aumentos maiores. Na maioria dos casos, continuam a manter uma excelente relação qualidade-preço e, portanto, mantêm-se competitivos. No entanto, se a diferença de preço em relação à concorrência já for baixa, então aumentamos o preço apenas um pouco mais.
Para decidirmos o aumento dos preços, geralmente analisamos três cenários e comparamos-los com o objetivo de perceber que cenário consegue continuar a oferecer a melhor relação qualidade-preço a@s clientes.
Vejamos o seguinte exemplo:
Produto |
Preço atual |
Sugestão de preço 1 |
Sugestão de preço 2 |
Sugestão de preço 3 |
Concorrência |
Farinha de trigo tipo 550 | 1 kg |
1,00 € |
1,00 € |
1,00 € |
1,25 € |
0,95 € |
Creme de amendoim Bio | 500 g |
5,75 € |
5,75 € |
6,25 € |
7,00 € |
3,55 € |
Tiras de manga Brooks Bio | 1 kg |
18,00 € |
17,50 € |
18,50 € |
20,00 € |
17,45 € |
O que ajustamos nos nossos cálculos?
Tivemos de ajustar o nosso cálculo original da margem mínima como resultado da inflação, pois surgiram dois problemas relacionados com a quantidade de produtos diferentes na nossa loja:
Produtos sem margem
Em determinados produtos, a diferença qualitativa em relação à concorrência é muito pouca, o que significa que @s consumidores optam pelo produto mais barato. Um exemplo típico é a farinha ou o leite de coco. No caso destes produtos, não podemos usar a nossa margem mínima “normal” para calcular o preço de venda. Se assim fosse, o preço de venda seria demasiado alto e, provavelmente, @s consumidores optariam por comprar noutra loja. Assim, para estes produtos fazemos o cálculo separado das margens mínimas. Nestes cálculos temos tão pouca margem que acabamos por não ter lucro. Mas então por que vendemos produtos como esses? Porque queremos oferecer-te uma seleção de produtos tão vasta e variada quanto possível. Portanto, preferimos ter menos lucro do que não te disponibilizar os produtos de que tanto gostas.
Produtos premium
O segundo grupo é composto por produtos claramente de melhor qualidade do que os da concorrência ou por produtos únicos no mercado, sem comparação possível. Muitas vezes, a compra destes produtos é significativamente mais cara para nós. Alguns exemplos são o nosso creme de pistácio e o nosso creme de tâmara e avelã. Usando os cálculos habituais, ajustaríamos o preço do nosso creme de tâmara e avelã do mesmo modo que ajustaríamos um creme convencional de nougat. Ou seja, isto significaria que deixaríamos de fazer lucro com o creme de tâmara e avelã, já que a sua produção está significativamente mais cara. Estamos convencid@s de que o nosso creme de tâmara e avelã é de qualidade acima da média e também de que tu, como cliente, sabes isso e que, portanto, compreendes o aumento e estás dispost@ para pagar mais do que por um creme de nougat convencional. Portanto, fazemos agora uso de uma forma de cálculo separada para produtos premium, calculados com uma margem mínima maior.
Este exemplo mostra diferentes cálculos para diferentes produtos:
Basead@s nestes dois cálculos, ajustámos os nossos preços de acordo com a situação atual. Mas, como bem sabes, os preços na KoRo não são irreversíveis e esperamos poder informar-te acerca de uma redução de preço em breve.